20 Curiosidades Sobre Os Ninjas


curiosidades sobre os ninjas (Shinobi)

Confira 20 Curiosidades Sobre Os Ninjas

A história dos ninjas sempre foi envolta de muito mistério, o que faz muitas pessoas pensarem que se tratavam de verdadeiros guerreiros, tais como os samurais. Na verdade, a reputação de ninja não era tão boa, pois eram considerados espiões e assassinos.

Ninja (忍者) significa literalmente “Aquele que está escondido”. Eles eram os mestres do disfarce e conseguiam se camuflar facilmente nos ambientes. Também eram chamados de Shinobi (忍び) e além de agentes de espionagem, eram treinados na arte japonesa do ninjutsu, seguindo o seu próprio código de conduta, conhecido como Ninpo.

Embora tivessem a fama de ladrões e assassinos, os Ninjas tinham a espionagem como sua maior especialidade. Segundo os historiadores, os ninjas da era feudal eram camponeses, especialmente das regiões de Iga e Koga, que adotaram o ninjutsu como forma de lutar contra a opressão dos samurais.

Lendas e histórias sobre os ninjas

O auge dos ninjas foi entre os séculos 12 e 16, quando havia muitas guerras locais e os ninjas passaram a ser muito valorizados e contratados como assassinos e agentes secretos por senhores feudais, especialmente no período Sengoku (1467-1568), quando o Japão estava envolto em uma guerra civil.

Sabe-se também que os Ninjas de Iga ajudaram Tokugawa Ieyasu (1542-1616) a escapar de Osaka com segurança durante um ataque. Como agradecimento ao líder ninja, Hattri Hanzo, Ieyasu nomeou o portão Hanzimon em sua homenagem, além de dar-lhe uma residência no Palácio Imperial, em Edo.

Durante a paz relativa do período Edo ninja encontraram-se fora de trabalho. Para sobreviver eles começaram a produzir manuscritos explicando suas habilidades, armas e ferramentas. Por causa de sua natureza misteriosa, os ninjas tornaram-se figuras proeminentes no folclore e nas lendas.

Nas histórias contadas, os ninjas atingiam status de guerreiros mágicos ou super-heróis. E essas histórias acabaram se expandindo para o resto do mundo. Algumas habilidades lendárias incluem invisibilidade, andar sobre a água, poderes sobrenaturais e controle sobre os elementos naturais.

Conheça 20 curiosidades sobre os ninjas:

1. Os ninjas tinham outras profissões

Poucos ninjas podiam se gabar de ganhar a vida apenas sendo “ninja”. A grande maioria exercia paralelamente alguma atividade ou profissão tais como ferreiro, camponês, artesão, comerciante, etc. Viviam em vilarejos como cidadãos comuns e ao mesmo tempo mantinham uma vida dupla e secreta.

2. Havia clãs, assim como os samurais

Havia pelo menos 49 clãs (famílias ninja) na era feudal. As habilidades ninjas eram passados de pai para filho, mas também havia muitos jovens que entravam nos clãs como aprendizes. Hoje em dia, há remanescentes de apenas dois clãs em Iga e Koga, cidades consideradas o berço dos ninjas no Japão.

Os ninjas em seu clã, eram classificados hierarquicamente: O Osa era o líder ou chefe do grupo. Abaixo dele, estavam os Jounin (altos ninja), os Chunin (ninja médio) e os Genin (baixos ninja). Ao receber uma missão do daimyo, o Osa daria a obrigação de recrutar os demais ao Jounin.

A maioria dos grupos ninja, entre pequenos e grandes, eram bem estruturados. Grupos muito grandes que funcionavam quase como um exército de ninjas, poderiam ter um líder acima do Osa, que era chamado de Shou.

3. Regras e códigos secretos

Os ninjas seguiam o Ninpo (leis dos ninja). Havia muitas regras e uma delas era de manter sua vida e as missões em sigilo a todo custo. Eles se comunicavam com códigos secretos e usavam apelidos em vez de seus nomes reais. Trair ou matar um companheiro ninja era tido como um crime muito grave.

Quem o fizesse poderia ser punido com a morte, assim como sua família. Outra regra era não deixar a facção sem autorização. Os fujões eram chamados de Nukenin e alguém recebia a missão de trazê-lo de volta, vivo ou morto.

4. O treinamento era duro

O treinamento para ser um ninja não era nada fácil. Muitos eram treinados desde criança e consistia em treinamento físico e mental. Através do Ninjutsu, que muitos resumem como um conjunto de técnicas de sobrevivência, os ninjas aprendiam habilidades de guerra, espionagem e ataques de guerrilha.

Aprendiam a confeccionar armas e a manusear substâncias químicas, além de estudos de geografia, meteorologia e psicologia. Aprendiam técnicas de fuga e sobrevivência e passavam por treinamentos que testavam seus limites, onde tinham que suportar o calor e o frio, a dor, a sede e a fome.

5. As armas dos ninjas

Os ninjas usavam armas como shuriken, tesubishi, tekagi, kusarigama, arco e flecha, tekko kagi, tesubishi, torinoko (bomba de fumaça). Eles também eram habilidosos espadachins. Eles usaram suas armas não apenas para matar, mas também para escalar paredes de pedra, como o “ashiko” (garras usadas nas botas), mas que também era usado para dar chutes mortais.

O Shuriken (estrelas de arremesso), um dos arsenais mais famosos nos ninjas, não tinha o propósito de matar, embora funcionasse como uma arma letal. O objetivo principal era somente persuadir ou no máximo ferir o inimigo.

Fonte da imagem: BBC Fonte da imagem: BBC

6. Técnicas de espionagem

Eram mestres na arte da espionagem, usando vários dispositivos como tubos especiais que lhes permitiam ouvir conversas nos quartos, varas de bambu adjacentes usados para escalar paredes, gazuas sofisticados (chaves falsas ou ferramentas para arrombar fechaduras), entre outros acessórios.

7. Ninjutsu (Arte Marcial dos Ninjas)

Não se sabe muito bem sobre as origens do ninjutsu, mas alguns historiadores acreditam que a prática desta arte marcial é uma mistura de diferentes auto-defesas e filosofias culturais orientais, que nasceu da necessidade de capacitar os agentes para todas as situações num campo de batalha.

8. Não eram respeitados

Os ninjas hoje em dia são retratados no cinema como guerreiros com habilidades excepcionais. Mas antigamente, eles eram considerados a escória da sociedade, por realizarem o trabalho sujo que ninguém queria fazer.

Eram contratados especialmente por senhores feudais para espionar, sabotar ou até assassinar seus rivais e inimigos. Não é a toa que no Japão, eles eram popularmente chamados de “shinobi” que significa “roubar”.

9. Técnicas eram passadas de pai para filho

Suas missões eram secretas por isso há muito poucos documentos oficiais detalhando suas atividades, mas o que se sabe é que suas ferramentas e métodos eram passados de pai para filho e por isso as técnicas sobreviveram por várias gerações, embora estejam praticamente em extinção nos dias atuais.

10. Samurais x Ninjas

Os dois fazem parte da história do Japão feudal, porém os samurais eram nobres que seguiram o código de honra Bushido enquanto que os ninjas faziam parte de uma classe econômica mais baixa. Os samurais normalmente eram leais ao imperador enquanto que os ninjas poderiam ser contratados por qualquer pessoa que precisasse e que pagasse por seus serviços.

ninja versus samurai Fonte da imagem: Bitlanders

11. Fugiam do combate sempre que possível

Eles tinham grandes habilidades, tais como desarmar o inimigo rapidamente, mas na verdade os ninjas faziam de tudo para fugir de um confronto real. Eles derrotavam os inimigos usando a inteligência e a persuasão e ao invés de usar força bruta, costumavam pegar os rivais de surpresa. A luta era usada como último recurso. O lema era: fuja se possível, caso contrário, mate.

12. Nem sempre usavam roupas pretas

Como suas missões envolviam espionagem, os Ninjas tinham que se camuflar no ambiente de forma a não chamar a atenção e por isso nem sempre usavam roupas pretas. Na maioria das vezes se vestiam como pessoas comuns.

Nas ocasiões em que usavam o Shiinobishozoku, traje típico dos ninjas, a cor normalmente não era preta. Utilizavam outras cores para se infiltrarem melhor no ambiente, tais como verde escuro, marrom escuro, azul escuro, etc.

13. Mestres no disfarce

Os ninjas sabiam se disfarçar muito bem, desde Monges budistas a vendedores ambulantes. Era a melhor forma de se infiltrar no meio da multidão sem serem notados e sem levantar suspeitas quanto às suas reais intenções.

14. Ninjas são sobrevivencialistas

Os ninjas eram treinados para qualquer tipo de emergência e para sobreviver em circunstâncias hostis. Fabricavam de improviso seus próprios itens de sobrevivência e tinham grande noção de localização, além de habilidades tais como dormir em cima de árvores, contar o tempo e saber as horas.

14. Havia ninjas do sexo feminino

Pouca gente sabe, mas havia muitas mulheres treinadas na arte do ninjutsu. Eram chamadas de “kunoichi”, e de acordo com o livro “O Ninja e sua arte de luta secreto”, elas se disfarçavam geralmente como bailarinas ou artistas e poderiam até seduzir seus alvos para obter informações.

ninjutsu

16. Ninjas levavam grilos no bolso

Os Ninjas eram silenciosos na maioria das vezes, mas havendo necessidade, era comum levarem um punhado de grilos em seus bolsos para que o som desses insetos abafassem qualquer ruído indesejado de seus passos.

17. Os ninjas não tinham poderes sobrenaturais

Os ninjas eram homens comuns e como tal não se tornavam invisíveis ou desapareciam no ar. Eles usavam diversos truques tais como alçapões em pisos e portas secretas em paredes ou ainda bombas de fumaça e fogos de artifícios. Assim confundiam o inimigo e conseguiam fugir sem deixar pistas.

Ninjas também não voavam, mas graças a técnicas de respiração que aumentavam o consumo de oxigênio, se deslocavam silenciosamente e rapidamente dando essa impressão. Outras técnicas de fuga eram dopar os rivais com substâncias alucinógenas e deixar pegadas falsas para despistá-los.

18. Ninjas andavam sobre a água

Andar sobre as águas é uma das grandes lendas que envolvem os ninjas. Mas não se trata de nenhum poder sobrenatural. Na verdade, para se deslizar em pé sobre a água, os ninjas usavam um remo de bambu e o mizugumo (aranha d’água), que eram sapatos especiais feitos de placas de madeira circulares.

19. Os ninjas estão em extinção

As tradições e técnicas dos ninjas originais foram passadas de geração em geração e muitas foram esquecidas ao longo dos séculos. Mas Jinichi Kawakami, de Iga, afirma ser último e verdadeiro ninja do Japão. Iniciou aos 6 anos de idade e hoje aos 63 anos de idade, Kawakami é um remanescente do clã Ban, uma linhagem de ninjas com mais de 500 anos de existência.

Aos 19 anos, ele herdou o título de mestre, juntamente com pergaminhos secretos e ferramentas especiais. Há 10 anos repassa seus conhecimentos a outras pessoas, mas decidiu não nomear um sucessor pois acredita que as técnicas ninjas não se adequam às necessidades do século 21.

Jinichi Kawakami, o último ninja do Japão Fonte da imagem: Time of Malta

20. A cultura Ninja na mídia

O Ninja aparece em muitas formas de mídia japonesas e ocidentais tais como no cinema, anime, mangá e jogos de videogames. Na maioria das vezes, são retratados de forma fictícia, ou seja, não mostrando a realidade dos ninjas. Existem alguns bons exemplos que você deve conhecer.

O Naruto por exemplo é um dos animes mais populares no Japão e no mundo e a série foi baseada em uma estória sobre personagens ninja.

Há também muitos contos populares no Japão, tais como Kōga Ninpōchō e Jiraiya Gōketsu Monogatari, que acabou sendo adaptado em um jogo kabuki.

E quem também não se lembra da trilogia “Tartarugas Ninja”? Surgiram nos quadrinhos durante os anos 80 e tornaran-se um fenômeno da cultura pop.

Pouco depois, migraram para os desenhos animados e a partir dos anos 90 chegaram às telas do cinema com os filmes “As Tartarugas Ninja”, “As Tartarugas Ninja II – O Segredo do Ooze” e “As Tartarugas Ninja III”.

Quem curte jogar Mortal Kombat, com certeza sabe que uma de suas marcas registradas são seus inúmeros ninjas. De todas as cores diferentes, com variados poderes e interesses secretos que os move a vencer o torneio, eles são admirados por muitos jogadores viciados na violência e sangue da série.

E você? O que pensa a respeito dos ninjas? Considera-os heróis ou vilões?
Espero que tenham gostado de conhecer sobre alguns mitos e verdades sobre os ninjas. Não esqueça de compartilhar sua opinião. Ela é muito importante 🙂

Referências: Wikipedia, BBC, Times of Malta, DIDYK

26 Comentários

  1. Paul Gilletta

    Gostei do artigo, do queria comentar o fato que mesmo se não tinham poderes sobrenaturais, tinham grande conhecimento da natureza trazendo a eles uma vantagem certa sobre seus adversários como no treinamento um conhecimento aprofundado sobre energia e suas técnicas, oriundas dos estilos chineses.
    Quanto ao cinema porque não citar os filme do ótimo Sho Kusugi.

  2. Taylan

    😉 Sempre me fascinei pelos ninjas… O mistério, as técnicas de combate e de sumir… Muito boa a matéria! 😀

  3. Minamoto Kuro

    A respeito do Kanji de Shinobi 忍び, foi apresentado na matéria que significa roubar, porém dentro da filosofia Ninja é ensinado que Shinobi é derivado do kanji 忍ぶ (Shinobu) que significa se ocultar, suportar, perseverar. Então Shinobi significa aquele que se esconde, aquele que suporta, aquele que persevera.
    ありがとうございました!

  4. Greyton Masatoshi Nishikawa

    Na verdade o último ninja reconhecido oficialmente por ser detentor de vários ryu-ha e a maioria das técnicas ninja é Masaaki Hatsumi (Soke) fundador da Bujinkan budô taijutsu,espalhada pelo mundo afora inclusive Brasil…onde ensinam as nove antigas tradições do guerreiro ninja.

  5. Paulo Rozendo Ferreira

    Gostei muito do que li, queria muito ser treinado por eles, eles, tem uma visão de vida muito avançada, eles tem carate, para mim invejavel

  6. Marcos

    Ótimo artigo! Deve ter dado um trabalhão.
    Muito obrigado por dedicar seu tempo.

  7. Também sei que shinobi significa Ninja!

  8. yasmin

    ADOREI A POSTAGEM.SOU QUASE FANÁTICA POR ESSES NEGÓCIOS DE NINJAS,SÓ É MEIO TRISTE ELES NÃO TEREM PODERES SOBRENATURAIS, MAS MESMO ASSIM, SÃO SUPER INTERESSANTES.

  9. Hagane

    Uma duvida, entendo que Kataná seja a espada japonesa, mas seria a Ninjatô a espada usada pelos ninjas de lamina reta e cruta, servia para ser ocultada facilmente e uma boa defesa contra as espadas dos samurais que eram maiores e mais pesadas.

  10. Paul Gilletta

    Exato a Ninjato e a espada ninja reta.

  11. Guilherme Schneider Loro

    Agradeço pelos esclarecimentos. Aumentei meu conhecimento sobre os ninjas.

  12. INFORMAÇOES IMPORTANTE, HOJE EM DIA E UMA ARTE QUE VEM GUANHANDO PRESTIGIO ATRAVES DA PRATICA DO NINJUTSU QUE E CONSIDERADA A ARTE MARCIAL MAIS COMPLETA, QUE ALEM DE FORTALECER , A MENTE CORPO E ESPIRITO, ENVOLVE TODOS OS TIPOS DE TREINAMENTOS COM ARMAS.

  13. Stefano Barbosa

    Faltou vocês citarem Jiraiya, que passou na finada Manchete !

  14. Helder Albuquerque

    Muito boa a reportagem!!! A arte dos ninjas é realmente muito cruel para os dias hoje, mas o que eles faziam ainda continua sendo feito, mas com auxílio da tecnologia, como sabemos! Mas, um grande divulgador e que presta grande serviço para preservar muitas técnicas e história dos ninjas é o Dr. Masaaki Hatsumi, que também poderia ser citado, ele também é considerado patrimônio cultural vivo do Japão!!! Ele é representante de 9 escolas:
    34º Soke da Togakure Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu. Fundada por Daisuke Nishina por volta de 1100.
    28º Soke da Gyokko Ryu Koshijutsu Happo Hikenjutsu. Fundada por Tozawa Hakkunsai por volta de 1100.
    26º Soke da Shinden Fudo Ryu Dakentaijutsu Happo Hikenjutsu. Fundada por Izumo Kanja Yoshiteru por volta de 1100.
    26º Soke da Kukishinden Ryu Taijutsu Happo Hikenjutsu. Fundada por Izumo Kanja Yoshiteru por volta de 1300.
    21º Soke da Gyokushin Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu. Fundada por Sasaki Goemon Teroyoshi por volta de 1500.
    18º Soke da Koto Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu. Fundada por Sakagami Taro Kunishige por volta de 1500.
    17º Soke da Takagi Yoshin Ryu Jutaijutsu Happo Hikenjutsu. Fundada por Takagi Oriuemon Shigenobu por volta de 1500.
    15º Soke da Gikan Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu. Fundada por Uryu Hangan Gikanbo por volta de 1500.
    14º Soke da Kumogakure Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu. Fundada por Heinaizaemon Ienaga Iga por volta de 1500.

    Estas escolas estão reunidas sob o nome da escola Bujinkan Budo Tai Jutsu!
    Bujinkan significa: “A Morada do Guerreiro Divino” assim como “A Casa do Deus Guerreiro”, lembrando que este termo foi uma criação de Sensei Hatsumi em homenagem a seu mestre Toshitsugu Takamatsu.

    Link:
    http://www.bujinkan-sp.com.br/artigos/entrevista-masaaki-hatsumi-sensei-tokyo-journal/

  15. André Oliveira

    embora seu comentário pareceu zoeira, o ator que fez o mestre do Jiraya foi o Masaaki Hatsumi e o ator que fez o próprio Jiraya (não lembro o nome agora), atualmente (não sei na época) é 15º Dan

  16. André Oliveira

    na internet sem tonalidade de voz ou expressões faciais fica difícil saber quando o cara falou sério ou foi zueiro… enfim……..

  17. Daiane Pelegrine

    Estou prestes a Mestrar um RPG sobre ninjas e esse artigo fora muito útil. Parabéns e muito obrigada

  18. Mario

    Acho uma pena Jinichi Kawakami não querer dar continuidade a esse legado de mais de 500 anos, os ninjas faziam oque precisavam para sobreviver, e eram sentrados tudo que faziam oque eu respeito e admiro muito

  19. Obrigado pelas informações e artigos interessantes Silvia. Eu gostei das matérias sobre os samurais, Bushido e os ninjas.

    Abraço

  20. Carlos LB

    Muito triste saber que os ninjas estão em extinção.Sou fascinado pelo universo ninja e gostaria muito que esse legado continuasse bem vivo e forte no Japão e no mundo. Claro que de maneira que se conecte ao mundo atual.

  21. Parabéns pela matéria. Entretanto, gostaria de acrescentar que a arte apesar de ser denominada como arte de adaptação (ninjutsu) pode e deve ser continuada e disseminada nos dias atuais com certeza. E tendo isso em vista, a associação bujinkan do Japão, reconhecida como tesouro nacional vivo pelo imperador vem se propagando pelo mundo através dos ensinamentos do Dr. Hatsumi masaaki. 34° Soke.
    Aqui no Brasil, estamos em vários estados e cidades disseminando esta arte, cuja qual, oferece, saúde, bem estar, auto confiança e acima de tudo, a essência da arte viva. como dito, existiram mais de 40 clãs na época feudal e nem por isso, destacamos nossa associação como única. Muitas informações se perderam com o passar do tempo e seria muita inocência de nossa parte relatar generalizando ações , práticas e até mesmo perfis a respeito dos lendários ninjas.
    Yoshii bujinkan dojo.

  22. Rafael

    Parabéns pela iniciativa, mas por favor, sejam mais parcimoniosos com as fontes utilizadas. Ninguém no mundo é capaz de escrever um artigo sobre qualquer assunto. Confundir uma Ninjatô com uma Katana mostra que um conhecimento muito básico está faltando (não saber a vantagem da curvatura da katana e como em que momento essa curvatura surge na confecção da espada). Todos os ninjas e todos os samurais eram da classe Bushi (não eram camponeses, arquitetos, etc.). A maioria dos ninjas era samurai (ou pelo menos era contratado por um Shogun (senhor feudal) para uma atividade específica). Apenas a classe Bushi podia carregar espadas. Shuriken é a técnica de arremessar qualquer arma, e não uma arma especifica em formato de estrela que praticamente não existiram e são fruto do mito moderno do ninja. A Kusarigama é uma arma desenvolvida por agricultores especialmente desenhada para lutar contra a Katana.
    Se alguém quiser saber um pouco mais da cultura japonesa durante o Shogunato (com foco nas artes marciais), o caminho que eu recomendo começa pelo livro mais lido na história do Japão: “Musashi” (de Eiji Yoshikawa); a biografia histórica mais completa deste Bushi: “The Lone Samurai – The Life of Miyamoto Musashi” (de Willian Scott Wilson). e os dois principais manuscritos de Musashi, o curto “Dokkodō” e o livro “Go Rim No Sho” (O Livro dos Cinco Anéis) que é considerado a obra mais importante na recuperação japonesa após a derrota na Segunda Guerra. Por curiosidade: Musashi é a figura histórica mais conhecida do Japão, e a genialidade deste indivíduo é equivalente a soma do Leonardo DaVinci, Sun Tsu e Napoleão Bonaparte.

  23. Ju Kishin

    Interessante o artigo. Ninja são sim da classe baixa, geralmente camponeses, não eram samurai, pois não eram da nobreza, e tinham até rixas com samurais, porque frequentemente recebiam missões nas quais tinham de enganá-los ou enfrentá-los. Nas cidades maiores, os omnitsu eram formados geralmente por comerciantes e prestadores de serviços. Mas, voltando aos camponeses, que são os que mais conheço, eles eram extremamente habilidosos em transformar seus instrumentos de trabalho em armas, pois, não tinham condição econômica e status social para portar katanas, apenas podiam levar um tantou, como qualquer cidadão, mesmo mulheres e crianças. E também porque se portassem katanas, suas intenções ficariam óbvias e eles não queriam isso. Os onmitsu de camponeses se formavam basicamente para defender seu povoado do abuso dos samurais e de outros nobres, assim, eles se aliavam a um nobre ou senhor feudal e faziam trabalhos de ninja para ele, a fim de se protegerem.
    As mulheres kunoichi também eram guerreiras e não só se disfarçavam de artistas, mas também cumpriam missões como os homens, de roubo, escolta, espionagem. Eram respeitadas no grupo, porque eram consideradas como se fossem homens, e por isso, geralmente escolhiam não se casar, para não precisar cuidar de uma casa e ter filhos e, assim, poder permanecer no grupo. Evidente que essa liberdade da mulher kunoichi só era possível porque elas pertenciam a uma classe baixa, se fossem nobres, como as mulheres das famílias de samurais, não tinham escolha sobre seu casamento ou seu futuro.
    Outra coisa interessante é que samurais nem sempre eram bons lutadores e os ninja usavam isso para enganá-los. Como os samurais eram nobres, geralmente seus filhos herdavam uma armadura pesada e antiquada para lutar, e nem sempre se empenhavam em um treinamento para aprender a usá-la direito. Por isso, em missões normais, se precisassem enfrentar um samurai, o ninja nem mesmo precisava de uma espada, pois dispunha de outras armas e truques. E isso de que o ninja preferia fugir a lutar é bem verdade, afinal, a missão era mais importante, não uma suposta honra, que somente era glória para os samurais.

  24. Boa matéria muito interessante e cheia de curiosidades coisas que nunca ouvi falar antes.

  25. Se alguém quiser ter um contato com o Ninjutsu pode procurar o Dojo Kokoro Ninpo Kai que fica na Mooca, São Paulo.
    Kokoroninpokai.com
    Temos aulas de Ninjutsu e Goshin jutsu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *