15 Comidas Tradicionais em Okinawa

15 Comidas Populares em Okinawa para você Experimentar

Apesar de Okinawa fazer parte do território japonês, há muitas coisas que o difere do resto do Japão, tais como o clima, sem contar todo o seu contexto histórico, cultural e geográfico. No que se refere à culinária local, observa-se que Okinawa recebeu uma grande influência de outras regiões do país assim como de todo o Sudeste Asiático, China e Estados Unidos.

Todas as suas características distintas causou um grande impacto na alimentação e no estilo de vida do povo okinawano, que até 1879 faziam parte do Reino de Ryukyu – uma monarquia totalmente independente do resto do Japão, com a sua própria cultura, língua e história.

Depois de ser incorporado ao Japão, tornando-se uma província na qual estão incluídas centenas de ilhas que se estendem por mais de 1.000 quilômetros, Okinawa acabou sendo envolvida em uma sangrenta batalha durante a Segunda Guerra Mundial e passou a ser governada pelos EUA até 1972, o que explica a grande influência americana sobre as ilhas.

Quem visita Okinawa não se encanta apenas com as belas praias e o povo hospitaleiro. Se encanta também com todas a história e cultura local, assim como a sua culinária onde estão incorporados ingredientes típicos da região. Confira abaixo 15 pratos tradicionais de Okinawa que você precisa experimentar assim que tiver a oportunidade de fazer uma visita.

1. Okinawa Soba

Okinawa Soba (www.churaguru.net)

Embora o nome nos lembre o famoso macarrão disponível no continente japonês, Okinawa Soba é completamente diferente. É feito de trigo ao invés de farinha de trigo sarraceno, e, portanto, se assemelha mais ao macarrão udon do que o macarrão soba. Okinawa Soba são servidos em uma tigela com bastante caldo e variadas coberturas, assim como o Ramen.

Uma cobertura popular são costelas de porco cozidas, chamadas de Soki. Por esta razão, este prato muitas vezes é chamado de Soki Soba ao invés de Okinawa Soba. O macarrão também é servido com algumas fatias de Kamaboko, cebolinha e gengibre em conserva.

2. Taco Raisu

 Taco de arroz (www.pbs.org)

Taco Raisu surgiu algum tempo depois do fim da Segunda Guerra por influência americana em Okinawa. É um prato popular e barato e consiste em ter todos os ingredientes de um taco, exceto o taco… Carne moída, queijo, molho de tomate, tomates picados, cebola e salsa são servidos sobre o arroz. Apesar de não ser um prato japonês tradicional, é delicioso!

3. Goya Champuru

Goya Champuru (www.sirogohan.com)

Goya é um legume de sabor muito amargo bastante apreciado em Okinawa. No Japão também é chamado de nigauri (abóbora amarga) ou nigagori e no Brasil é conhecido pelos nomes melão de São Caetano, melão amargo ou mormódica. Goya Champuru é um prato tradicional em Okinawa que consiste em um refogado desse legume com carne de porco, tofu e ovos.

Existem algumas variações desse prato onde a carne de porco é substituída por SPAM, uma espécie de carne de porco processada e enlatada, trazida à ilha pelos americanos. Se você for à Okinawa, vai encontrar muitos pratos com este ingrediente. Outra variação do prato é o Papaya Champuru onde o goya (abóbora amarga) é substituído por mamão verde.

4. Jimami Tofu (Tofu com Amendoim)

Jimani Tofu (43ismamorigami.sakura.ne.jp)

Jimami em Okinawa refere-se a amendoins. Em outras palavras, o Jimami Tofu seria “tofu com amendoim”. Você pode estar pensando que se trata de tofu com gergelim, mas, na realidade, a textura do Jimami tofu é muito mais suave e realmente desliza suavemente pela garganta. Em Okinawa, este prato é realmente muito apreciado não só pelos nativos como pelos turistas.

5. Ashi Tebichi (Sopa de Pé de Porco)

Ashi Tebichi (youtube.com)

Ashi Tebichi é um ensopado típico de Okinawa feita com pé do porco, algas e daikon. Este prato é rico em colágeno que como sabemos é muito importante para a saúde da pele. Além disso, o pé do porco tem baixo teor de gordura, é muito nutritivo e muito saboroso. Por estes motivos, este prato tornou-se muito popular especialmente entre os idosos okinawanos.

6. Sata Andagi (Donuts de Okinawa)

Sata Andagi (blogs.yahoo.co.jp)

Sata Andagi é a junção das palavras Sata (açúcar), Anda (ôleo) e Agi (frito). Trata-se de palavras do dialeto local e portanto podemos deduzir que trata-se de um bolinho doce e frito, estilo donuts, feita com uma mistura de farinha, açúcar mascavo e ovos.

A textura desse bolinho é simplesmente incrível, crocante e dourada por fora e macia e leve por dentro. Dizem que este bolinho surgiu a partir de uma combinação de técnicas chinesas e japonesas. Já outros dizem se tratar de um doce trazido da China muito tempo atrás.

7. Tofuyo (tofu fermentado com awamori)

Tofuyo (r.gnavi.co.jp)

Esta delícia de Okinawa é um tipo de tofu fermentado com arroz maltado e awamori, chamado de Shimatofu. Esse processo de fermentação leva alguns meses para ser concluído e uma levedura vermelha é adicionado no processo o que lhe confere uma cor avermelhada, um sabor bastante intenso e a sua aparência lembra muito a de um queijo.

O Tofuyo geralmente é servido em porções bem pequenas e consumidos com palitos. Muitas vezes é um aperitivo para acompanhar bebidas alcoólicas tais como vinho ou awamori.

8. Rafute (Guisado de barriga de porco)

Rafute (www17.plala.or.jp)

Rafute é uma espécie de guisado de carne de porco cortado em pedaços grandes (geralmente a parte da barriga do porco).

A carne é cozida em molho de soja e caldo de peixe, e às vezes Awamori também. Os pedaços de rafute são por vezes servido com um pouco de mostarda como tempero. O sabor da carne é geralmente muito rica e saborosa.

Uma das características do Rafute é que a carne é muito macia e praticamente derrete na boca.

Antigamente, esse prato era destinado somente à corte real do reino Ryukyu, mas hoje tornou-se um prato acessível para todos, comumente servido em ocasiões especiais ou Ano Novo, juntamente com Okinawa Soba ou com outro prato principal.

9. Mimiga (orelha de porco à vapor)

Mimiga (commons.wikimedia.org)

Carne de porco é muito apreciada em Okinawa e podemos ver muitas partes desse animal sendo aproveitadas nos pratos. As orelhas do porco é uma delas. Para nós brasileiros, acostumados com a famosa feijoada pode não ser algo tão surpreendente não é mesmo? Em Okinawa as orelhas são cortadas em fatias finas e cozidas no vapor com vinagre.

Ele tem uma textura crocante e é geralmente temperado com molho ponzu, sal, maionese ou molho de amendoim. Mimiga é um prato que serve como aperitivo durante a degustação de Awamori (um vinho típico de Okinawa) ou Orion, uma cerveja típica da região.

10. Nakami no Suimono (Sopa de Tripa de Porco)

Nakami no Suimono (okinawa-eiyo.or.jp)

Como percebemos, carne de porco é muito popular em Okinawa e quase tudo dele é aproveitado, incluindo seu intestino. Isso mesmo… Nakami no suimono é uma sopa feito com as tripas do porco e servido em ocasiões especiais e no Ano Novo. São cozidos por um longo tempo no molho de soja e depois servidos com cobertura de gengibre e alho-poró.

Dá um pouco de trabalho para limpar as vísceras do porco e também se livrar daquele cheiro tão característico, mas por se tratar de um ingrediente comum na culinária Okinawana, é comum encontra-las já devidamente limpas em supermercados e açougues locais.

11. Irabu Jiru (Sopa de Serpente do Mar)

 Irabu Jiru (www.jgbthai.com)

Sim, isso mesmo que você leu… Irabu Jiru é uma sopa de serpente do mar. Esta sopa fazia parte da alimentação da alta corte no Reino Ryukyu muito tempo atrás, mas hoje é um prato acessível para toda a população. O Irabu (serpente do mar) é uma espécie muito venenosa e encontrada principalmente ao redor das ilhas Kudaka, Ishigaki e Miyako.

O Irabu é dissecado e defumado com a pele e depois cozida com pé de porco e kombu. O cheiro do Irabu é bem intenso e pode ser desagradável para muitas pessoas, mas segundo o povo okinawano, a sopa é muito nutritiva e traz muitos benefícios para a saúde como a redução da pressão arterial. Também tem propriedades afrodisíacas e rejuvenescedoras.

12. Yagi Sashimi (carne de cabra cru)

Yagi Sashimi (tokyofood.blog128.fc2.com)

Yagi sashimi é um prato feito com carne de cabra cru. As fatias de carne de cabra cru são apresentados e consumidos da mesma maneira que um sashimi de peixe ou frutos do mar. Dizem que o sabor é bem forte e a textura parece borracha. Por este motivo não é muito apreciado pelos turistas estrangeiros. Como se diz por aí, esse prato é para os fortes…

13. Umibudo (Uvas do Mar)

Umibudou (thevegetariantraveller.com)

Umibudo significa, literalmente, “uvas do mar” em japonês, e este tipo de algas, de fato, assemelha-se a uvas verdes miniaturas. O umibudo também é conhecido como “caviar verde”, pois tem uma textura macia que libera um líquido salgado quando mordido. É geralmente servido com pouca preparação, ou seja, apenas com um pouco de vinagre ou molho de soja.

Em muitos restaurantes em Okinawa, encontramos o umibudo em saladas, como ornamento para sashimi, cobertura para o arroz ou macarrão e até sobremesas. Por ser pouco calórico e rico em minerais, os okinawanos dizem que o umibudo é muito bom para a saúde, sendo apontado inclusive como um dos responsáveis pela longevidade desse povo.

14. Sukugarasu (Tofu com peixe Suku)

Sukugarasu (fklir/chichacha)

Sukugarasu é um aperitivo muito popular em Okinawa que consiste em pequenos cubos de tofu com um peixe chamado “Suku” sobre ele. Este prato muitas vezes é consumido como um lanche para acompanhar cerveja ou awamori. O “Suku” é um pequeno peixe, com cerca de 3 a 4 cm de comprimento e pele prateada e brilhante, muito comum no sul do Japão.

A temporada de pesca é entre junho e agosto e além do Sukugarasu, os okinawanos gostam de consumir o peixe suku frito ou em forma de sashimi. Para fazer Sukugarasu, os peixes são marinados com sal natural por cerca de 8 a 12 meses. O intenso sabor do peixe combinado com a suavidade do tofu agrada não só os nativos como também os turistas.

15. Beniimo Taruto (Torta de batata roxa)

Beniimo Taruto (okinawa-labo.com)

Beniimo (batata roxa) é muito utilizado na confecção de muitos pratos salgados e doces em Okinawa tais como chips, sorvetes, purê, tempurá, etc. Uma iguaria popular feita com esse tubérculo é o Beniimo Taruto, uma espécie de torta com creme de batata roxa. O sabor levemente adocicado e a sua cor brilhante realmente é um convite para o nosso paladar.

E você? Já experimentou algumas dessas iguarias okinawanas? Tem algum outro prato típico de Okinawa que gostaria de citar? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

Referências: Tsunagu Japan, Trip N Travel

10 Comentários

  1. zenki heshiki

    tenho uma receita de Carne de Porco, com Misso. Basta colocar o Filé de Carne de Porco, de preferencia sem osso , deixe pelo menos dois ou três dias mergulhado no misso, depois é so retirar o misso, deixando um pouco na carne, depois ´é so fritar , e saborear com arroz branco, houvi uma ocasião de um médico japonês que esta carne faz muito bem para a saúde, pois no interior de Okinawa as pessoas vivem mais de 1oo anos, provavelmente comendo carne de porco com misso.

    abraços ZEN

  2. ADÉLIA YAMADA

    Por favor, se tiver alguém que tem a receita de ASHI TEBICHI e MIMIGA, favor postar

  3. Eduardo Mashima

    Não faltou o hija no shiru? Que acredito ser o mais tradicional.

  4. Wata Maguii

    Esses pratos são modernos e não simbolizam os pratos realmente típicos de Okinawa, pré guerra.
    Faltaram: Kunsu , sopa de hijá, sopa de naberá, sopa de subui, sopa de tchuburu, bolinho de umu, mimi gwá, e muitos outros que não me lembro nesse momento …

    Sinceramente, esse prato de carne de cabra crua é algo que eu nunca vi em okinawa , talvez o editor tenha se enganado e colocado um prato de yamatú kkkkkk !!!! , ihanumun yá !!!!!! ná deeji natoon

  5. Nelson Sato

    Todos pratos interessantes e nutritivos!
    É ainda mais se for acompanhado por uma taça de “shikuwasa”

  6. Hideko kakazu

    No item 3 goyá champuru, nigauri quer dizer pepino amargo, não abóbora amarga.

  7. Matilde

    Quando estive visitando Okinawa, meus parentes (primos da família Yamauti) levou a um restaurante que servia uma sopa roxa bem escura de lula , também adorei o sorvete de beniimo, uma delícia.

  8. Heitor Yukio Miachiro

    Faltou o famoso Umbussa. Uma delícia!

  9. Akiko

    Faltou o famoso irichá, sempre servido em fim de ano e em missas e o famoso nantú ( moti feito com missô, amendocrem, shoga e outros ítens)e por cima de uma folha especial que dá um sabor inigualável

  10. Lidia Sumie Hokama Kohatsu

    Senti falta do Umbussa, Hija no shiru, Sopa de subui ou shibui ,0kinawa sobá,moti de Okinawa,naberá.

    Suco de shikuwasá!!
    Shikwasá um tipo de limão!! Uma delícia 😋

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *