100 anos atrás, cartazes e manual sobre pandemia, eram divulgados no Japão


100 anos atrás, cartazes sobre pandemia eram divulgados no Japão

Como medida de educar a população, o governo japonês divulgou cartazes e um manual 100 anos atrás com recomendações sobre a epidemia de gripe espanhola.

Há cerca de 100 anos, a pandemia de 1918, também conhecida como gripe espanhola, devastou o mundo, infectando um terço da população do planeta. Apesar de haver a facilidade de viajar para outros continente como hoje em dia e pelo fato de ser uma nação insular, o Japão não estava imune à essa doença que causou uma das epidemias mais mortais da história da humanidade

Então, em uma tentativa de educar a população e prevenir novas infecções, um departamento agora extinto do governo japonês, conhecido como Central Sanitária Bureau, divulgou um manual que detalhava o que era a gripe espanhola (スペイン風邪) e como lidar com essa doença.

Acima: as 4 regras para prevenir a gripe

A maior parte do manual de 455 páginas continha informações factuais sobre o estado conhecido da doença. Há textos e gráficos mostrando o número de infectados e os tipos de sintomas. Também incluiu medidas que todos poderiam tomar para evitar a propagação da gripe.

Acima estão as 4 regras, sendo a primeira “fique longe”, que era basicamente uma maneira mais simples de dizer “distanciamento social”. A regra 2 é “cobrir a boca e o nariz”, a regra 3 é “vacine-se” e a regra 4 é “gargarejo”.

Este cartaz avisa que se você tossir sem cobrir a boca, os germes se espalharão

O que também chamou a atenção são esses cartazes que foram produzidos na época e distribuídos pelo país como forma de divulgação sobre a gripe espanhola. Olhando para esses pôsteres, nos parece que as coisas não mudaram muito nos últimos 100 anos.

Afinal, as recomendações são as mesmas que recebemos e tivemos que colocar em prática nos últimos dois anos. O manual foi posteriormente republicado em 2008 pela editora japonesa Heibonsha (平凡社), com sede em Tóquio. Confira alguns dos pôsteres abaixo:

Este pôster aconselha que os indivíduos que apresentem sintomas sejam colocados em quarentena em uma sala separada

Vacine-se, diz este cartaz, para que o vírus não possa mais viver dentro de você.
Este cartaz promove o uso de máscaras para impedir a propagação do vírus.

O cartaz à esquerda aconselha a usar máscaras ao sair e fazer gargarejos ao chegar em casa. O cartaz à direita recomenda a luz solar e as vacinas como forma de prevenção.

Fonte: spoon-tamago.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *