10 belas flores japonesas e seus significados


Flores no Japão e seus significados

O florescer das flores é algo muito belo que a natureza nos oferece, com o dom de encantar o coração de todos os seus espectadores. E o Japão, cuja nação tem uma ligação muito forte com a natureza e consequentemente com as flores também, possui muitas flores bonitas e requintadas que florescem ao longo dos séculos, em todas as estações do ano.

Todas elas possuem significados muito especiais. Que tal conhecer algumas delas? Tenho certeza que você vai se encantar com a beleza dessas flores tão exóticas!

1. Tsubaki (Camélia) – Primavera

Flores Tsubaki

Esta é uma bela flor usada frequentemente nos padrões japoneses tradicionais. Sua cor é branca, rosa ou vermelha.

Normalmente florescem no final do inverno e são bastante macios, e as geadas podem causar danos a ele. As sementes desse uso de flores são para o óleo, suas folhas para o chá e sua árvore usada como planta de jardim. Significa “humildade”, “discrição” e “o amor perfeito”.

2. Sumire (Violeta) – Primavera

Flores sumire

Dizem que a forma da violeta é semelhante ao recipiente de tinta de um carpinteiro, por isso recebeu o nome de flor japonesa “sumire” (“sumi” – tinta, “ira” – recipiente).

Esse tipo de flor pode ser compartilhado principalmente entre amigos e familiares para lembrar um ao outro do vínculo compartilhado. Em hanakotoba, seu significado é “um pequeno amor”, “sinceridade” e “pequena felicidade”.

3. Momo (Flor de pêssego) – Primavera

Flores Momo

Dizem que esta flor foi importada da China no período Yayoi. A melhor parte é que o fruto desta flor é comestível. Sua cor é principalmente rosa ou roxo claro. Em hanakotoba, esta flor significa “eu sou seu cativo” e “personalidade fascinante”.

4. Sakura (Flores de cerejeira) – Primavera

Hanami VR: Tour virtual em 360° pelas cerejeiras do Japão

É uma das flores mais populares do Japão. Durante a primavera, os japoneses costumam curtir o hanami>, que é o festival das cerejeiras. Normalmente, tem uma cor rosa claro a branco, enquanto algumas variedades podem ser rosa escuro, amarelo ou verde.

Sakura floresce apenas por um curto período de tempo; portanto, na poesia e arte japonesas, essa flor japonesa também pode representar transitoriedade e a natureza fugaz da existência. Também pode significar “realização” e “beleza do coração”.

5. Sakurasou (Primula Sieboldii) – Primavera

Flores Primula Sieboldii

Esta flor requintada é chamada sakurasou porque o formato da flor se parece com sakura. O Sakurasou é uma flor bastante popular no Japão e existe desde o período do Edo. Na linguagem floral, tem o significado de “desejo” e “amor duradouro”.

6. Asagao (Glória da Manhã) – Verão

Flores Asagao

O Asagao, introduzido pela primeira vez no período Heian no Japão, floresce no verão. Como o próprio nome sugere, esta flor floresce apenas de manhã e em dias frios.

O Asagao vem em variedades de cores, mas um amarelo intenso. Na linguagem das flores, tem o significado de “breve amor” e “vínculo de amor”.

7. Kiku (Crisântemo)- Outono

Flores Kiku

Este tipo de flor floresce durante o outono. Diz-se que é originário da China, mas também é o símbolo do Japão assim como a Sakura. As cabeças das flores aparecem em diferentes formas, como botões ou pompons.

Eles também são de muitas cores como branco, vermelho e roxo. Os amarelos e brancos usados ​​na fabricação de chá, outros usados ​​como inseticidas, mas todos são conhecidos por combater a poluição do ar. Ele captura o coração com sua beleza e na linguagem floral, tem o significado de “nobreza”, “confie em mim” e “pureza”.

8. Kinmokusei (Orange Osmanthus) – Outono

Flores Orange Osmanthus

O Kinmokusei está entre as flores sedutoras que florescem durante o outono. A cor de suas flores varia de branco, todos os tons de amarelo e laranja também.

Esta flor foi introduzida da China no Japão no período Edo, onde eram usada ​​para fins culinários e medicinais. Na linguagem floral, tem o significado de “verdade” e “pessoa nobre”.

9. Kosumosu (Cosmos) – Outono

flor de cosmos

O Kosumosu, como algumas das flores acima, floresce no outono e foi introduzido no Japão no período de Edo. Sua forma é semelhante à da Sakura e por isso é escrita como “Sakura do Outono” em caracteres chineses (Kanji). Sua cor varia de espécie para espécie. Na linguagem floral, tem o significado de “coração japonês de solteira”, “limpeza” e “amor”.

10. Ume (Flor de Ameixa) – Inverno

flores de ume

Um conto intrigante sobre a origem dessa árvore é que ela foi trazida pelo Kenzuishi (as delegações diplomáticas oficiais japonesas enviadas à China durante a dinastia Sui). Seus frutos são populares no Japão e sua cor varia de branco a rosa escuro.

É famosa principalmente em Tóquio e Kyoto. O fruto da árvore, ume é muito consumido no Japão e também é usado para fazer um tipo de licor de frutas chamado umeshu. Esta flor tem significados lisonjeiros de elegância, fidelidade e um coração puro.

O florescimento dessas flores cria eventos a serem comemorados, muitas vezes em santuários, templos e parques públicos, e permite que os japoneses se orgulhem de sua beleza natural exótica. É uma oportunidade e uma honra poder visitar o Japão apenas para saborear a atraente beleza atmosférica e inata das belas flores do Japão.

Fonte: trip-n-travel.com

3 Comments

  1. Cecilia Nagayama

    Boa tarde. Está rodando uma nota no whattsup da Japaoemfoco que cita meu nome. Sobre o motiyori, não são palavras minhas. Podem ver doque se trata? Foi publicado por vocês?

  2. Pingback: 30 sobrenomes japoneses raros e incomuns | Curiosidades do Japão

  3. Melissa Cezar Milanesi

    Adorei o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *