Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas
O Tanabata Matsuri é um festival bastante popular no Japão e foi trazida pela China. Também é chamado de Festival das Estrelas, ou Festival da Sétima Noite.
O Japão é palco de uma grande quantidade de festivais durante o verão, como o Bon Odori por exemplo. Outro festival bastante popular e esperado pelos japoneses é o Tanabata Matsuri, conhecido também por outros nomes como Festival do Tanabata, Festival das Estrelas, ou ainda Festival da Sétima Noite.
História do Tanabata Matsuri
O Tanabata Festival (たなばた / 七夕物語) tem origem na China e remonta uma lenda de mais de 2 mil anos atrás. Na China recebe o nome de Qixi Festival e é considerado o Dia dos Namorados chinês. No Japão é comemorado no dia 7 de julho ou 7 de agosto (que é em torno do sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar).
O festival foi importado pela imperatriz Koken no ano de 755, sendo adotado no Palácio Imperial de Kyoto a partir do período Heian. Porém se tornou realmente popular no início da Era Edo, se misturando aos tradicionais festivais Obon.
Pode-se dizer que o Tanabata seja uma das grandes influências chinesas trazida para o Japão. Na verdade existem outros festivais semelhantes em outros países do Oriente e até do Ocidente, inspiradas no folclore chinês da “Princesa e o Pastor” ou nas estrelas Vega e Altair, que veremos na lenda mais abaixo.
Como o Festival corresponde ao calendário lunar, a data das festividades podem variar conforme a região, porém começam sempre no dia 7 de julho do calendário gregoriano, se estendendo até agosto, de acordo com a região ou país.
Tradição do Tanabata Matsuri
Durante o Festival Tanabata, existe o costume tradicional de se escrever desejos em um pequeno pedaço de papel colorido (Tanzaku), que depois são pendurados em ramos de bambu, na esperança de que o desejo se torne realidade.
Cada cor tem um significado: amarelo é dinheiro; rosa, amor; vermelho, paixão; azul, proteção e saúde; verde, esperança; branco, paz.
Grandes decorações coloridas também são vistas enfeitando as casas, assim como as praças e ruas principais de muitas cidades japonesas. Em outras regiões é comum também colocar lanternas de papel ou folhas de bambu no rio, para que sejam levadas pelas correntezas, sendo queimados após o festival.
Os maiores festivais Tanabata no Japão, ocorrem em Sendai (agosto) e Hiratsuka (julho). É comum também vermos o Tanabata sendo representado através de mangás, animes, dramas de TV japoneses, filmes e até canções!
A Lenda do Tanabata
A origem do Tanabata é baseado em um conto antigo chinês com mais de 2.000 anos atrás. Era uma vez uma Princesa Tecelã chamada Orihime, filha de Tenkou, o Rei Celestial e um Príncipe Pastor chamado Hikoboshi, que viviam na Via Láctea. Em certo momento se encontraram e se apaixonaram um pelo outro.
Os dois sempre foram muito trabalhadores e responsáveis com seu trabalho, porém desde que começaram a viver um fulminante romance, o jovem casal deixou de cumprir com as obrigações e tarefas diárias como de costume.
Isso provocou a ira no rei Tenkou, que resolveu separá-los em lados opostos do rio Amanogawa (Via Láctea). Orihime chorou e implorou muito a seu pai, que se comoveu e concordou em deixá-los se encontrar somente uma vez por ano, no dia 7 do mês 7 do calendário lunar, sendo representados pelas estrelas Vega e Altair.
Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos vindos da Terra, feitos em papéis coloridos (irogami) e pendurados em bambus (sassadake). Acredita-se que se nesse dia estiver chuvoso, Orihime e Hikoboshi não podem ver um ao outro e o encontro só poderá ser novamente no ano seguinte.
Na mitologia japonesa, este casal é representada por duas estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu). Veja o vídeo abaixo com a história:
Festival do Tanabata no Brasil
No Brasil, o primeiro festival Tanabata foi realizado na cidade de Assaí no Paraná em 1978. No ano seguinte, em 1979, o evento passou a ser feito anualmente no Bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, com exceção dos últimos dois anos, em que o evento precisou ser cancelado devido à pandemia do coronavirus.
No entanto, o ano de 2022 marca o retorno desse grande festival na Liberdade. A 43ª edição será realizada nos dias 9 e 10 de julho (sábado e domingo), das 10h30 às 18h. O festival estará repleta de apresentações musicais, dança, arte, além de gastronomia e outros atrativos típicos. A expectativa é que 200 mil pessoas compareçam aos dois dias de evento.
No entanto, outras cidades, entre elas Santo André e Ribeirão Preto, também promovem o Tanabata Matsuri, com sua decoração colorida típica, além de muitas apresentações de tambores Taiko, danças folclóricas e shows de cantores. Não existe uma data fixa no entanto os Festivais Tanabata no Brasil geralmente ocorrem no decorrer do mês de julho.
Canção Tanabata
Há uma canção tradicional de Tanabata que é ensinada praticamente a todas as crianças japonesas:
Letra | Tradução |
Sasa no ha sara-sara (笹の葉 さらさら) Nokiba ni yureru (軒端にゆれる) Ohoshi-sama kira-kira (お星様キラキラ) Kin Gin sunago (金銀砂ご) |
As folhas do bambu, murmuram, murmuram, balançam as pontas. As estrelas brilham, brilham, grãos de areia de ouro e prata. |
Vídeo da música ” Tanabata Matsuri “
Link do Vídeo com a Música Tanabata Matsuri
* Texto originalmente publicado no dia 23 de Julho de 2012
* Última atualização realizada no dia 07 de Julho de 2022
24 Comentários