Curiosidades sobre o Manji, a suástica budista
A suástica nazista nos lembra os horrores da Segunda Guerra Mundial. Porém, poucos sabem que na verdade este símbolo budista representa paz, sorte e fortuna.
Confesso que me assustei quando cheguei ao Japão e vi este símbolo em alguns templos no Japão. Logo pensei, será o Japão, uma nação nazista? Também pudera, a semelhança entre as suásticas budista e nazista surpreende principalmente os mais desavisados. Porém, existem grandes diferenças entre elas.
A suástica budista, chamado no Japão de Manji (万字) e é considerado o primeiro símbolo significativo da raça humana, além de ser um dos símbolos religiosos mais antigos que existem. Este símbolo é reconhecido em diversas culturas e religiões em todo o mundo como Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Sikhismo e Taoismo.
Ao considerar o símbolo Manji em si, a “suástica” é composta de vários elementos:
* Um eixo vertical que representa a conexão do Céu e da Terra
* Um eixo horizontal que representa a conexão de Yin e Yang
* 4 braços ligados a estes eixos para representar o movimento, a Força girando criado pela interação desses elementos. Eles também apontam 4 direções, que representam as quatro vedas, as quatro escrituras sagradas mais antigas da história na qual ensinam a filosofia da vida ensinada por Deus.
O símbolo Manji, quando virado para a esquerda Omote (frente), representa amor e misericórdia. quando virado para a direita Ura (parte traseira) representa força e inteligência.
Estes símbolos são muito usados no Shorinji Kempo, uma filosofia incorporada ao budismo, devido à sua eficiência na unificação do corpo e mente. Sua forma geométrica representa a natureza imutável, direcional e infinita de Deus.
Ou seja, o verdadeiro significado da suástica budista faz parte de uma filosofia religiosa que acabou tornando-se internacionalmente um símbolo de paz, sorte e amor.
Porém, a partir da 2ª Guerra Mundial, a suástica passou a ser usada para representar o oposto disso tudo como ódio, destruição e racismo.
Portanto, não foi Adolf Hitler que projetou a suástica nazista. Ele simplesmente se apropriou deste símbolo para representar o seu partido, o NSDAP (Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores), também conhecido como Nazi (Comunidade Nacional Socialista) e aniquilou o verdadeiro significado deste símbolo.
Hoje em dia é difícil não ver a suástica nazista e não se lembrar dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, um símbolo que representava a paz, sorte e fortuna foi transformado em um símbolo que nos traz repúdio por causa de tantas mortes, destruições e atrocidades cometidas por Adolf Hilter e seu partido nazista.
A Suástica migrou em muitas culturas, raças e religiões e tornou-se o símbolo universal. No Japão e em outros países do extremo oriente, a suástica (卍 manji) é usada para representar templos e santuários em mapas, como podemos ver na imagem acima.
É uma pena que o mal uso feito por Hitler tenha manchado o significado original da suástica, mas acho importante divulgar e esclarecer as pessoas para que possam entender as verdadeiras diferenças entre as duas suásticas.
29 Comments